A Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS e a Brasiliana Museus

A Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS e a Brasiliana Museus

by ch_marcondes on December 8, 2024 at 3:00 pm

A recente Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS e a Brasiliana Museus, http://www.finep.gov.br/images/chamadas-publicas/2024/11_07_2024_Edital_Acervos.pdf, teve como um dos seus requisitos o de que os acervos beneficiados pelo fomento fossem disponibilizados na plataforma Brasiliana Museus. Literalmente o formulário da Chamada dizia: “(iv) Disponibilizar os dados dos acervos museológicos na plataforma Brasiliana Museus do Instituto Brasileiro Read More

ESTUDOS ÔNTICOS DA INFORMAÇÃO, TEXTO DE INGETRAUT DAHLBERG, DISCIPLINA CONCENTRADA MINISTRADA PELA PROFA. MARIA LUIZA DE ALMEIDA CAMPOS NO DO PPG-GOC/ECI-UFMG

ESTUDOS ÔNTICOS DA INFORMAÇÃO, TEXTO DE INGETRAUT DAHLBERG, DISCIPLINA CONCENTRADA MINISTRADA PELA PROFA. MARIA LUIZA DE ALMEIDA CAMPOS NO DO PPG-GOC/ECI-UFMG

by ch_marcondes on November 27, 2024 at 8:10 pm

Nos dias 11, 12 e 14 deste mês de  novembro alunos e professores do PPG-GOC/ECI-UFMG tiveram a oportunidade de conhecerem o pensamento e as teorias de Organização do Conhecimento formuladas pela Profa. Ingetraut Dahlberg desde a década de 1970 e mesmo antes disso, explicadas, analisadas e discutidas pela Profa. Maria Luiza de Almeida Campos, http://lattes.cnpq.br/9545682339961651, Read More

CURADORIA DE ACERVOS DIGITAIS EM CULTURA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

CURADORIA DE ACERVOS DIGITAIS EM CULTURA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

by ch_marcondes on November 5, 2024 at 12:10 pm

Na próxima 5a. feira, dia 07/11/2024 apresentaremos a palestra com este tema no IV Seminário TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS E MUSEUS, organizado pela Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, Secr. de Cultura de São Paulo, SP, 6 a 8 nov. 2024. Em nossa palestra procuraremos mostrar que acervos digitais têm grande potencial para a Read More

Acervos em Cultura, Memória e Patrimônio publicados na Web: relações com as Humanidades Digitais e Ciência de Dados

Acervos em Cultura, Memória e Patrimônio publicados na Web: relações com as Humanidades Digitais e Ciência de Dados

by ch_marcondes on October 6, 2024 at 3:06 pm

Ideias de pesquisa As tecnologias de Dados Abertos Interligados permitiram às instituições de Cultura, Memória e Patrimônio a publicação na Web de seus acervos em formatos processáveis por máquinas, como o RDF. Publicados na Web, com seus objetos digitais acessíveis e identificados através de “links” persistentes, estes acervos ganhavam uma dimensão global, e podem ser Read More

Prof. Sergio Martins apresenta trabalho no  XIV EDICIC Lisboa 2024

Prof. Sergio Martins apresenta trabalho no XIV EDICIC Lisboa 2024

by ch_marcondes on July 4, 2024 at 6:06 pm

O Prof. Sergio Martins apresentou ontem, 03/07/2024, o trabalho Big Data: expressividade semântica como função de níveis de complexidade dos dados no XIV EDICIC 2024, https://www.edicic2024.letras.ulisboa.pt/programa/, em Lisboa. O trabalho traz os resultados de pesquisa em andamento do Grupo de Pesquisa ROCAD – Representação e Organização do Conhecimento em Ambientes Digitais. Resumo O crescimento de Read More

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    Curadoria e Publicação na Web de Acervos Digitais em Patrimônio, Memória e Cultura, prevista p. 2o. sem. 2024

    EMENTA

    Cada vez mais a Web é vista como um espaço a ser ocupado pelas instituições de memória e cultura em suas atividades. O espaço da Web permite ampliar o alcance dos acervos destas instituições para públicos que, de outra maneira, não poderiam ser atingidos. A presença destas instituições na Web através da publicação destes acervos pressupõe a sua digitalização, acesso e integração com outros recursos disponíveis na Web. A disseminação na Web, gestão, curadoria, e preservação de acervos digitais em memória e cultura demandam conhecimentos das tecnologias da Web Semântica, de formatos de arquivos digitais e suas características, hardware e software de digitalização, terminologia e vocabulários, direitos de acesso e identificação persistente de objetos digitais.

    Formato, carga horária, horários e datas: 20 hs. síncronas, 20 hs. assíncronas (elaboração das Atividades, tirar dúvidas), 5 aulas síncronas de 4 hs, com intervalos semanais, por 5 semanas. 1 aula inicial (com 1 mês de antecedência da data início do Curso) de explicação de como será o curso.

    Objetivos: Capacitar profissionais sobre os fundamentos da digitalização de acervos, documentação com a utilização de bases de dados e publicação de acervos na Web. Melhorar a qualidade das bases de dados e dos acervos e ampliar sua disseminação. Ampliar as capacidades de gestores de acervos em Patrimônio, Memória e Cultura diante da perspectiva desses acervos serem disponibilizados na Web. Fornecer material de referência que possa subsidiar planejamento e projetos de digitalização e publicação na Web de acervos digitais em Patrimônio, Memória e Cultura.  

    Público Alvo, a quem interessa:

    Gestores e curadores de acervos em Patrimônio, Memória e Cultura. Profissionais de arquivologia, biblioteconomia e museologia que trabalham diretamente com acervos digitais, seu registro e documentação. Gestores de sistemas de gestão de conteúdos em memória e cultura que incluem imagens digitais e estejam preocupados com a gestão, curadoria e preservação de coleções digitais.

    PROGRAMA (versão 2)

    UNIDADE 1. Introdução. A Web e as instituições de patrimônio, memória e cultura

    Funcionamento da Disciplina, cronograma, avaliações. A Web e as instituições de patrimônio, memória e cultura. Acervos digitais, características e potencialidades que os diferenciam dos acervos físicos. Casos de instituições de Patrimônio, Memória e Cultura que disponibilizaram seus acervos na Web e/ou utilizaram as redes sociais para disponibilizarem seus acervos.

    UNIDADE 2. Criando e descrevendo acervos digitais

    Conceituação de Objeto de Patrimônio e Cultura e Objeto Digital de Patrimônio e Cultura, exemplos. Hardware/Software de digitalização. Gestão do processo de digitalização. Formatos digitais, formatos proprietários X formatos abertos, tipos de formatos e finalidades de uso. Padrões: modelos conceituais para o Patrimônio Memória e Cultura: (FRBR/LRM, CIDOC CRM, EDM, BIBFRAME). Metadados, definição, finalidades, tipologia (Tesauro de Objetos do Patrimônio Cultural nos Museus Brasileiros), padrões de metadados (descritivos: Dublin Core, INBCM, ObjectID, Categorias de informação do ICOM/CIDOC, esquema de identificadores persistentes do ICOM/CIDOC); tipos de Objetos Digitais de Patrimônio e Cultura e seus usos: textos, imagens, vídeos, imagens 3D. Do inventário/tombamento até os identificadores persistentes; que parte do acervo físico digitalizar, vocabulários. Acervo digital: política, planejamento, gestão e preservação digital.

    UNIDADE 3. Direitos de Uso e preservação digital

    Objeto físico X objeto digital, direitos de uso. Licenças Creative Commons. Outros tipos de licença. Como vincular o objeto digital a uma licença. Preservação Digital: modelo OAIS, Repositórios confiáveis, Rede LOCKSS

    UNIDADE 4. Disseminando o acervo na Web

    O ambiente tecnológico para disponibilização de acervos digitais. Opções de disponibilização de acervos digitais na Web. Tecnologias de base de dados, sistemas gerenciadores de acervos em Patrimônio e Cultura, avaliação/seleção. Soluções/modelos gerais de sistemas.

    UNIDADE 5. Tópicos especiais em TI para Patrimônio, Memória e Cultura

    5.1 Acervos em rede, cooperação, integração, interoperabilidade, metadados.

    5.2 Uso das redes sociais e da Wikipedia, “crowdsourcing”, projetos para identificar fotografias antigas. 

    5.3 Vocabulários para Patrimônio e Cultura.

    5.4 Publicando acervos digitais como Dados Abertos Interligados.

    5.5 Uso de imagens 3D, fotogrametria.

    5.6 O padrão de imagens IIIF – International Image Interoperability Framework – Consortiun, https://iiif.io/

    Para maiores informações, prenecha o formulário